quarta-feira, 6 de abril de 2011

Literatura - América

Por: Lucas Silva Freitas    N° 21



Literatura Norte Americana


          A literatura norte americana no inicio copio muitas formas e estilo da Europa, por exemplo, “Wieland” e outros como Charles Brockden Brown” inspirado nos romances gotico que eram apenas escritos na Inglaterra. Dois dos grandes poetas dos Estados Unidos do seculo XIX não poderia ter temperamento e estilo diferente, usavar versos livres soutos para descrever a diversidade da democracia americana, um exemplo disso na “Song of Myself” (Canção de mim mesmo).

·         Século de ouro americano
                 No seculo XX os romancistas americanos espandiram os aspectos sociais no campo da ficção tendo como intuito acabar com essas classes. Nos contos de Edith Warthon tinha como um dos seus melhores livros foi “A Idade da Inocência” que conta a historia de um homem que resolve casar com uma rapariga que na epoca era aceitavel de acordo com os padroes de vida de certas camadas social.

·         Poesia no século XX

          Na decada de 1920 surge o Imagismo com grande influencia de Ezra Pound e ai surgil o que tinha de melhor a literatura dos Estados Unidos no seculo XX. São consideradas uma obra prima da poesia daquele seculo, Cantos de Pound e Weste Land tambem escreviam muitas obras famosas e brilhantes na epoca como Wallace Stevens, com seu "Harmonium" (1923) e "The Auroras of Autumn" (1950), Hart Crane com o seu "White Buildings" (1926) ,"The Bridge" (1930), William Carlos Williams e os poetas do Objetivismo, Marianne Moore, Elizabeth Bishop. E importamte lembrar que a partir a decada de 1950 com a publicação de um livro chamado “O Uivo” de Allen Ginsberg  poetas e escritores americanos propunha um dos maiores movimentos sociais e culturais do seculo XX a Contracultura.

Fontes:

Wikipédia, enciclopédia livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_dos_Estados_Unidos
Literatura Americana - Livro Ensino globalizado autor Antonio Candido
Literatura americana: século XIX - MavicaNET - http://www.mavicanet.com.br

 

Um comentário:

  1. Lucas, ao copiar e colar você não notou a linguagem cifrada antes do título POESIA NO SÉCULO XX? Reveja a grafaia de INFLUÊNCIA, SURGIU, SÉCULO e ÉPOCA. Reescreva: ROMANCES GÓTICOS// TEMPERAMENTO E ESTILO DIFERENTES// USAVAM VERSOS LIVRES, SOLTOS...// NO SÉCULO XX,// É IMPORTANTE// DO SÉCULO XX: A CONTRACULTURA.

    ResponderExcluir