quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arquitetura e Escultura - Europa

Por: Lidia    Nº: 16



Arquitetura no século XIX
                    
                      Europa
 
Com a revolução industrial a Europa vê e vive então os avanços tecnológicos, um dos exemplos e que na construção de edifícios  em suas estruturas temos a substituição da madeira e pedra pelo com concreto, e logo depois o concreto armado um dos exemplos e o Capitólio de Washington .Os arquitetos assim seguiram fielmente os ideais iluministas eles não queriam saber de qualquer traço que fosse de religiosidade .
   Ocorre então em toda a Europa os movimentos revivalistas ,  pelo fato desse movimentos estarem ligados ao romantismo nacionalista,não deixou de ser importante nessa luta incansável pela liberdade,tanto da religião como da política.O parlamento Inglês e uma das obras desses movimentos. Difundiu-se em vários países bem como a Alemanha ,França e Inglaterra. Os principais defensores foram , John Ruskin e William Morris.
   Defendiam a idéia de que o artesão não deveria ser extinto com a chegada da industria , mas que fosse o seu principal agente transformador,tornar-se então o seu principal elemento de produção.


Escultura no século 19

                                                      Europa

   No início do século XVIII e em meados do século XIX,o neoclassicismo foi um propulsor para a revolta artística da Europa e Américas,seus ideais eram contra qualquer tipo de futilidade existente no Rococó e no Barroco, baseando-se nas antigas obras da greco-romana , buscando para as suas obras a ordem,clareza e principalmente utilizar-se de um fundo moralizante.
   Uma vez que os ideais iluministas estavam arraigados ao corpo acadêmico junto com o racionalismo, onde percebemos o interesse em tudo que era antigo, estimulando assim as escavações arqueológicas para descobrir mais sobre a Grécia antiga o que antes não podia ser feito já que os Turcos estava dominando-a, impossibilitando os ocidentais cristãos á fazerem qualquer tipo de pesquisa.
 O mármore branco e o bronze eram as matérias primas mais queridas dos artistas, como ocorria na tradição antiga, Antonio Canova foi um dos artistas que soube expressar  todos os sentimentos possíveis em suas obras desde tranquilidade ingenuidade juvenil até a violência bruta e por fim o arrependimento.
  Suas principais obras são, Perceu com a cabeça de medusa, as três graças, Teseu derrotando o centauro, Madalena penitente.
  Segue algumas fotos das obras citadas acima na sua respectiva ordem.

Perceu com a cabeça de medusa.

As três graças.

Teseu derrotando o centauro.


Madalena penitente.



Fonte:




Um comentário:

  1. Lídia, apesar de ainda preso ao material consultado, seu texto está interessante. Retire o parágrafo em que fala do século XVIII. Reestruture: COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL,// É A SUBSTITUIÇÃO DE MADEIRA POR CONCRETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS.// É O CAPITÓLIO DE// OCORREM, ENTÃO, EM TODA A EUROPA OS// DE ESSES MOVIMENTOS ESTAREM// É UMA DAS OBARAS DESSE//. Reveja a grafia de IDEIA e INDÚSTRIA.

    ResponderExcluir