sexta-feira, 8 de abril de 2011

Moda - Ásia

Por: Adelaide Oliveira Jaber    N°: 01



Moda no Continente Asiatico.

         A moda é composta dos mais váriados estilos e, é ela quem 'dita' o que se usa no mundo, durante as estações do ano. Todos nós, de alguma forma seguimos as tendencias que as passarelas apresentam ou criamos a nossa própria moda, depende apenas de como nos sentimos com essa ou aquela roupa. 
         A moda muda a todo instante, por exemplo, hoje é moda usar maquiagem com cores de neon, amanhã a moda será usar maquiagem com cores neutras e talvez semana que vem, a moda seja não usar maquiagem. A moda é algo com que convivemos diariamente e cada um se adapta de um jeito à ela.
         A moda no maior continente do Mundo, a Ásia, é bem diversa já que os países que a compõe são bem distintos e não misturam muito suas culturas. Temos como exemplo o Japão, sempre foi um páis muito conservador com uma moda mais tradicional, por exemplo, as Gueixas o modo como se vestem é milenar os vestidos bem fechados, longos, cores vivas e bem justos. O que deixa a mulher bem elegante e até hoje é usado em várias partes do país, assim como os chinelos de madeira. Atualmente a moda que chama bastante atenção no páis, são os uniformes usados e custumizados que mostram o status e  o colégio em que estudam, assim quem é visto com os uniformes das escolas mais concorridas é admirado, pois no páis onde a educação é muito valorizada, estudar nas melhores escolas te põe, quase que, automaticamente nas melhores universidades e lhes proporciona ótimas oportunidades de emprego.
         Já na China, a moda é mais 'apelativa'. Os cabelos tingidos com cores bem fortes, cortes diferenciados e a grande influência vinda dos mangás torna as suas da China, quase uma passarela onde os jovens dificilmente estão com roupas comuns ou com roupas iguais. A moda chinesa é muito admirada por jovens de outros países que também "imitam" a moda do mangá. É dificil relacionar a moda da China hoje, com a moda da década de 6O por exemplo, quando o país afundou devido a calamidades naturais e a população usava apenas tons sóbrios como azul, preto e cinza.
         Podemos também, citar a Rússia que vem se destacando quando a moda está com o foco no inverno, como o país é na maior parte do ano frio, as peças utilizadas pelas mulheres de lá tem ganhado as passarelas. As toucas, os casacos de pele falsa, as botas de couro, a combinação feita pelas russas é sempre muito elegante e original. É possivel perceber as grandes mudanças nas roupas do país quando vemos fotos ou xilogravuras do século 19 que mostram as roupas da época, bem longas e com tecidos pesados. Hoje as roupas são mais leves e fazem muito sucesso fora do país, principalmente no inverno.
         Mas, o maior exemplo de moda do continente asiatico, concerteza é a India. Não é incomum no Brasil, por exemplo, achar lojas que vendam produtos da India principalmente as roupas e jóias que as mulheres de lá usam. As batas, túnicas, saias e o sari são peças que, além de bonitas e com cores vibrantes se adequam a qualquer tipo de corpo, marcando-o e deixando a mulher bem elegante. A moda da India é, basicamente a mesma desde o século 19, nessa época as roupas se tornaram mais justas, como conhecemos hoje e além das cores vibrantes as cores neutras também passaram a fazer parte das peças, dando mais opções a quem as usa.

Fotos.

(uniformes da china)

(Gueixa)

(moda do Japão)

(moda da Índia)

(desfile - moda na Rússia)



Fonte:

Um comentário:

  1. Adelaide, não ficou muito diferente do material pesquisado. Reveja a garafaia de VARIADAS, ASIA´TICO, TENDÊNCIAS e PAÍS. Reestruture: A ELA// QUE A COMPÕEM// E BEM JUSTAS// COM CERTEZA.

    ResponderExcluir