quinta-feira, 7 de abril de 2011

Teatro - Américas

Por: Gustavo Kardec     N°: 11



Teatro nas Américas

Contexto Geral

Como uma forma antiga de expressão retratada em palcos e palanques e uma arte contemporânea que se renova diariamente, o teatro acompanha o homem durante muitas gerações e séculos, sendo utilizado como forma direta de críticas - sociais ou  acontecimentos atuais de cada época - e abordar temas referentes ao período ocorrido.Depois de muitos processos e fases evolutivas com mudanças nos modos de pratica-lo o teatro chega ao século XVIII com bastantes características modificadas desde sua invenção.
           
Foi somente na segunda metade do sec XVIII que as peças teatrais começaram a ser apresentadas com frequências em praças,em igreja e de quando em vez em palácios de governates.Tinha como um dos pricipais intuitos a educação.Sendo reconhecida como uma atividade de cunho instrutiva, recebeu um lugar fixo para seus espetáculos,chamados na época de CASA DA ÓPERA.Nos primórdios das atividades teatrais os atores eram pessoas de classes baixas e somente homens podiam participar das atividades - atuando até como mulheres - gerando preconceito com as pertencentes do sexo feminino.Destaca-se nessa época uma grande influência estrangeira no teatro brasileiro deste século como a de:Maffei,Goldini,Voltaire,etc. 
  -O interior do Comédie-Française em Paris-

Teatro no Brasil

O teatro brasileiro do séc XIV encorpou-se e estruturou-se somente apartir do ano de 1808 com um plano de D.João VI para a melhoria e construção de teatros decentes.Este projeto de mudanças nos ´´palcos`` de espetáculos acabou por estimular a construção de vários outros,difundindo e despertando o desejo de peças teatrais;entretanto não para todos,somente para os de classes elevadas,ressaltando que negros não presenciavam encenações.
Os movimentos que precederam a independência no Brasil foram refletidos no teatro.Muitos aproveitavam das encenações para promover manifestações com gritos que exaltavam a república tendo como consequência destas uma preparação para uma nação livre.Eeste nacionalismo exarcebado de manifestante teve influência até na composição do elenco teatral,inibindo estrangeiros de atuar.Era o inicio da formação do teatro e de uma vida totalmente nacional.
Após a independência brasileira,em 1822,um espírto exasperado,tomou conta de pessoas e movimentos,dentre esses o teatro.Como uma manifestação ainda jovem,não possuia uma literatura dramática ainda formada,dependendo de iniciativas isoladas.Apartir do ano de 1838 algumas peças receberam influência do romantismo,que vigoraa na época.Autores como Gonçalves Magalhães e Martim Pena destacaram-se nesse período pela qualidade de peças produzidas.Este último recebeu destaque  por,em dez anos ter escrito vinte e oito peças teatrais com valores invejáveis e elogios dos mais críticos.Uma das peças de destaque de Martim Pena foi O Juiz de Paz na Roça.As peças deste integravam-se ao o Romantismo,sendo assim mais bem ceita pelo público que já estava cansado do formalismo clássico anterior.
Mesmo com o advento de várias tecnologias e apetrechos que enriquecem cada vez mais o teatro,ele não perde a essência dos tempos antigos de transmitir alegria,discontair e distrair diversas pessoas.Hoje em dia não é tanto um privilégio para poucos,sendo mais acessível para alguns de baixa renda.Muitas culturas poderão perder força ou até acabar,mas o teatro,se renovará a cada dia que passar levando a muitos o que tem de melhor,a arte de proporcionarar espetáculos.


Palco Italiano
A) Pano de Boca: Grande tela pintada, movimentada no sentido vertical que cobre e descobre a boca de cena no final e início do espetáculo. Hoje em dia o termo é usado como sinônimo de cortina.
B) Bambolina-Régia: Nome dado à bambolina que acompanha o Pano de Boca. Ou seja, a primeira tira de pano que liga a primeira "vara".
C) Perna: Nome dado ao bastidor que é feito apenas de tecido, sem moldura. As pernas, colocadas sucessivamente, a intervalos regulares, nas laterais do palco, pendem do Urdimento até o chão. Servem para delimitar o espeço cênico ao mesmo tempo que para esconder da vista do público tudo o que não faz parte da cena.
D) Bambolina: Tira de pano embabadada, geralmente de cor preta, que atravessa o Palco no sentido longitudinal, ligando a parte superior das "varas" (que suportam os refletores). As bambolinas, colocadas, sucessivamente, em perspectiva, da frente para o fundo do palco, sevem para esconder o "Urdimento" da vista do público, favorecendo, assim, a criação da ilusão.
E) Urdimento: Em termos gerais, nome dado à parte da caixa do teatro localizada acima do palco. Especificamente, grade de madeiramento resistente que se estende sobre toda a área do palco, acima deste, e que serve de apoio para toda operação de funcionamento dos efeitos cênicos.


Fontes:



Um comentário:

  1. Gustavo, seu texto trouxe informações interessantes, porém ficou ainda muito preso à pesquisa. Reveja a grafaia de PRATICÁ-LO. Reestruture: SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII,//.

    ResponderExcluir