quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arquitetura e Escultura - África

Por: Jessica Braga     N°: 14


Arquitetura na África

        Na arquitetura africana são usados materiais naturais como era realizado em todas as outras artes daquela região ,no entanto os matérias variavam de região para região, na maioria das vezes se usava:barro,fibras secas tecidas ou uma junção de tudo,ou seja eles aproveitavam quase tudo.
       Há uma enorme variedade de heranças arquitetônicas localizada na áfrica,onde houve o apoio de todos os grupos culturais de todas as partes do pais.antigamente casas de pessoas humildes que se localizavam em lugares rurais eram feitas de barro e as cabanas de gana,residências que usavam no teto de suas casas taipa foram substituídos mais a frente por tetos de sapê essas arquiteturas continham estilos variados e por esse fato atraiam vários turistas.
        Podemos ver que de acordo com a evolução da áfrica eles tem feito suas próprias tradições arquitetônicas,apenas com algumas diferenças,umas maiores ,outras mais largas como o exemplo da arquitetura Sahel zona da áfrica.
       Um tema já presente na arquitetura era o Fractal que são partes pequenas estrutura ,que no futuro terão uma aparência semelhante a varias peças ,como uma aldeia muito conhecida na áfrica a Aldeia circular feita de casas circulares.  

Bairro Soweto, região industrial e comercial:



 Habitações Zulu:

Aldeia circular:



Escultura na Africana



    Na arte africana podemos ver nada mais,que um reflexo ,de suas grandes historias,mitos ,crenças e  filosofia.
   Os povos africanos utilizam em suas esculturas diversos materiais retirados da natureza,sendo eles:o marfim,o ébano,a madeira,a terracota ,a ourivesaria em bronze,o cobre e o ouro,
   A escultura na áfrica se diferencia de qualquer outro pais, por fabricarem suas artes com fatos que marcaram suas vidas ou mesmo  seu cotidiano.Suas esculturas são realizadas em pouca quantidade e muitas delas são colecionadas por arqueólogos.
   A arte moderna em 1903 foi um grande movimento, influenciado pela arte africana, pois suas esculturas expressam sentimentos e idéias que lhes chamarão a atenção.Esses artistas tem como objetivo fazer com que as pessoas passem a olhar o mundo de outra maneira.
    Nos séculos XII e XIII nasceu a arte do retrato,essa nova arte se iniciou pois os artistas queriam se elevar,saindo do grau padrão,para algo mais aperfeiçoado,nessa arte era usado: barros cozidos e bronzes.Uma outra arte que se formou foi a escultura de madeira,onde as cabeças das esculturas eram maiores que a proporção do corpo,pois para eles a cabeça é um símbolo de força sagrada da criação.
     Em suas artes os artistas procuram levar a sociedade a recuperarem seus valores de culturas e religiões, que já não são tão abordadas como eram.Mascaras e estatuas lá produzidas são símbolos religiosos onde querem   passar um único objetivo, a relação do ser humano a religiosidade.A mascara é vista como algo que os protegem, além de captarem todas as forças do mal;e as estatuas são vistas como encarnações de antepassados.Havia também uma forma usada pelas sociedades da religião animista ,que era uma escultura cuja sua função era a de substituir os membros já falecidos da família.
       Yorubas e Binis foram povos politeístas que modelaram peças cujo os valores eram grandes,muitas dessas obras foram encomendadas pelas cortes européias,a técnica utilizada, era o processo da cera perdida,as obras mais comuns obtidas ,eram bustos e cabeças,como a escultura do rei Benim.E com esse processo as esculturas africanas chegaram a Europa,suas esculturas são surpreendentes pois nela podemos encontrar costumes e rituais de uma população criativa, e que repercutiu a liberdade de imaginação.

Mascara de bronze


Mascara de madeira
 


Escultura em marfim





Fonte:



Wikipédia

lucilar.blogspot.com
civilizacoesafricanas.blogspot
Enciclopedia Multimedia del Arte Universal©AlphaBetum Multimedia/Wikipédia 

Um comentário:

  1. Jéssica, seu texto ficou ainda muito preso à pesquisa. reveja a grafia de ÁFRICA, VÁRIAS, IDEIAS, MÁSCARAS, MÁSCARA, ESTÁTUAS e EUROPEIAS. Reestruture: NA ARQUITETURA AFRICANA,// ELES TÊM FEITO// NADA MAIS QUE UM REFLEXO// INFLUENCIADA PELA ARTE// ESSES ARTISTAS TÊM// NOS SÉCULOS XII E XIII,// A RECUPERAR SEUS VALORES// CUJA FUNÇÃO// CUJOS VALORES ERAM// CHEGARAM À EUROPA// SÃO SURPREENDENETES, POIS//.

    ResponderExcluir