quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pintura - Europa

Por: Amon Graça De Sousa N°: 03



Pintura no continente Europeu:
A pintura no continente Europeu teve inicio apartir do século XIX, que predominou na arte como o: Neoclassicismo, Academicismo, são as principais escolas acadêmicas de belas artes mantidas pelo governo Europeu.
  -Neoclassicismo; que significa ‘’novo classicismo’’, retomada da cultura clássica Greco romana. Também trouxe a valorização da cor e os contrastes, a obra de arte só seria perfeitamente bela se imitasse as formas criadas pelos artistas clássicos gregos e pelos renascentistas Italianos. Vindo assim os artistas neoclássicos submetiam-se ás regras das academias, outros buscavam libertar-se delas e expressar seus sentimentos e sua imaginação.
  -Academicismo; vem do fato das concepções clássicas, vindo a ser base para o ensino nas academias de belas-artes.
      No século XIX a pintura de temas históricos já era um gênero importante, mas Goya veio enriquecê-lo.O Espanhol Francisco José  Goya y Lucientes (1746-1828) foi um grande pintor e gravador espanhol, conhecido como ‘’Goya o turbulento’’.  Usou variados temas retratados da corte espanhola e do povo,os horrores da guerra,a ação enigmática de personagens excelentes e cenas históricas. Como mostra o retrato.



     Outro importante pintor da Europa,foi o Frances Eugene Delacroix (1799-1863) que viveu uma enorme experiência;visitando o Marrocos,situado no norte da África,com a missão de documentar por meio da pintura,os hábitos e costumes das pessoas.Mas ele se tornou famoso por retratar a agitação das ruas e fatos ocorridos.
                                        
 A realidade e a arte são fatos que adveio entre 1850 e 1900 desenvolveu-se na arte européia, sobretudo, na pintura francesa, uma nova inovação relacionada á crescente industrialização, segundo ela, o artista não cabe ‘’melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está no fato  principal   que a constitui.Sendo assim a principal função da arte revelar o que há de demais caracteristico e expressivo no mundo em que abitamos.
   
            Outro importante pintor da Europa,foi o Frances Eugene Delacroix (1799-1863) que viveu uma enorme experiência;visitando o Marrocos,situado no norte da África,com a missão de documentar por meio da pintura,os hábitos e costumes das pessoas.Mas ele se tornou famoso por retratar a agitação das ruas e fatos ocorridos.


 A realidade e a arte são fatos que adveio entre 1850 e 1900 desenvolveu-se na arte européia, sobretudo, na pintura francesa, uma nova inovação relacionada á crescente industrialização, segundo ela, o artista não cabe ‘’melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está no fato  principal   que a constitui.Sendo assim a principal função da arte revelar o que há de demais caracteristico e expressivo no mundo em que abitamos.
         O século XX,foi uma época de profunadas transformações em todas as esferas da experiência humana, e os artistas não podiam manter-se alheios a essas grandes mudanças,o que em parte justifica a profusão de mivimentos e ideias artisticas que neles surgiram.Todas as mudanças na arte foram realmente tipicas desse conturbado período da história ou apenas tivemos mais acesso a cada mínima manifestação artistica devido aos meios de comunicação.
          Destaca-se em particular;os artistas Paul Cézanne e sua obsessão em imprimir objetividade em forma de encarar o mundo.Pode ser o maior inflênciador como de exemplo para a arte moderna,favorecendo alguma influência em todos os movimentos artísticos de projeção do século XX.
          Os artistas também acompanharam as mudanças sociais,econômicas,políticas e filosóficas do mundo,passaram a desejar novas expressões artisticas.O desenvolvimento das vanguardas européias do Século 20 está intimamente relacionado com os artistas da geração anterior, que abriram caminho para as gerações seguintes.
   Van Gogh pode ser considerado uma terceira influência decisiva sobre a arte do século XX. Além deles (mas talvez não em tão profunda escala) podem ser colocados Gauguin, Pissaro e Signac.  É importante pontuar que essa influências, às vezes, manifestaram-se pela negação de algum aspecto do trabalho do artista ou mesmo pela compreensão limitada ou desvirtuada de sua obra.
    Um dado curioso dos movimentos vanguardistas do Século 20 é o fato de normalmente terem origem em idéias filosóficas.Estas idéias podem receber, a princípio, expressão na literatura e poesia, para posteriormente passar às artes plásticas, como é o caso mais específico do Surrealismo e do Futurismo.Em muito ajudou a formação de grupos que, normalmente. estava relacionada à necessidade de sobrevivência material e a facilidade de transmissão de idéias, uma vez que, apesar de aparentemente expressarem os mesmo ideais, eram constituídos por personalidades e estilos pessoais bastante fortes e distintos.

Um comentário:

  1. Amon, achei desnecessário falar sobre Goya e Delacrix. Deveria ter focado no século XX. Reestruture: A PARTIR DO// NO SÉCULO XIX,//. Reveja a garafia da palavara IDEIA.

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