quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pintura - América do Norte

Por: Matheus Santos de Almeida      Nº: 26


A pintura na América do Norte evoluiu bem rápida, iniciou-se no Canadá em meados do século XVII em que foi ganhando cada vez mais estimulo com a pintura dos Estados Unidos entrando no trajeto, inspirado na tradição artística européia em que no decorrer dos séculos foi influenciada pela pintura francesa e inglesa a partir do século XX em que deu contribuições originais de importância fundamental para a evolução da pintura contemporânea com características peculiares originais deixando uma série de obras-primas ao longo de sua história.
O início do século XIX atraiu diversos artistas ilustradores naturalistas para retratar a geografia, a fauna, a flora e os índios da com a compra de Loisiana em 1803 que era pouco conhecida que duplicou a extensão dos Estados Unidos. Os pintores pintavam por lazer e sob encomenda de proprietários rurais. Havia um grande mercado de pintura de miniaturas como varios mestres praticantes como Henry Inman, Pierre Henri e John Wold Dodge.

Henry Inman - Despedimento de Escola Em uma tarde de outubro

Os Filhos de Henry Livingston

Muitos Pintores norte-americanos estudaram na Europa trazendo de volta com sigo para seu continente de origem um estilo refinado e seguro, neste período predominavam os traços neoclássicos, dessa geração os pintores de fundamental importância foram François Beaucourt, Robert Field e Wiliam Berczy, que pintou um dos primeiros quadros que apresentava características locais, o retrato da família Wolsey em 1809.

William Berczy: Retrato da família Woolsey, 1809

Na primeira metade do século XIX o Romantismo se tornava cada vez mais ativo, os pintores passam a se interessar mais pela linda paisagem norteamericana que se torna expressão de sentimentos nacionalistas. O Neoclassismo é substituido pelo Romantismo como estética dominante. Os pintores de maior destaque do periodo foram Cornelius Krieghff, William Nichol e Paul Kane.

Cornelius Krieghff, FIGURAS
Bodhan KLECZYNSKI Vonem um cavalo desenhado trenó
em uma paisagem de inverno

The homecoming, pintura a óleo de 1864

Assiniboine hunting buffalo, 1851–56, uma pintura a óleo exemplificando a forte influência das convenções da arte clássica europeia sobre o trabalho de estúdio de Kane.


A economia americana alcançava altos níveis com avanços tecnológicos e a expanção industrial. A classe média assumia um lugar importante no desenvolvimento da pintura, já compreendendo avanços estéticos que se traziam da Europa como o Impressioismo.
O Impressionismo veio ao seu destaque coincidindo nos Estados Unidos com uma paixão generalizada pela França e pela atraente vida cultural, onde sugiu grande geração de pintores Americanos.

Impressionista, Childe Hassam, intitulado La Bouquetiere and la Latiere. 1888.


 
PIERRE AUGUSTE-RENOIR - Efemérides deste dia


Pintura impressionista, a obra de Monet é visualmente agradabilíssima.



O mordenismo sugiu em periodo de guerra, que consequentemente provoca grandes transformações até mesmo no paisagismo, foi empregado recursos pós-impressionistas enfatizando pesquisa colorística.
Como espelho da busca por uma abertura social que a I Guerra Mundial não passou de um resultado previsível que culturalmente já prefigurava na multiplicação dos estilos artísticos.
Com a arte moderna realizou-se a preimeira exposição de pinturas abstratas em 1927 pelo pintor Bertam Brooker em que suas obras obstratas foram desprezadas pelo público.
Bertram Brooker - Alleluiah   c. 1929 - Purchased 1969, National Gallery of Canada (no. 15812) 


Bertram Brooker - Ascending Forms c. 1929 Purchased 1969,  National Gallery of Canada (no. 15814)


Na geração pós-guerra que sucedeu-se entre 1945 a 1970 a longa e rica tradição de paisagismo, não desapareceu diante das novidades abstratas embora teve uma certa medida de declínio.
A II Guerra Mundial sucedeu-se em trinta anos com uma ampliedade ainda mais vasta de escolas e correntes pictóricas. Apesar da dificuldade de relatar esse periodo, onde as mudanças acontecem com grande rapidez e os artistas transitam com facilidade entre uma e outra forma de expressão.
Apesar de ter aparecido nos anos 1920º mordenismo se firmou apenas depois da II Guerra Mundial.
A pintura Contemporanea surge na década de 1980 com questionamentos que habiam resultado em uma explosão na arte com a aproximação dos avanços tecnológicos numa época de golobalização da cultura com a revolução nos meios de comunicação.
Contudo vai convertendo-se em muitos estilos e a criação já deixa de ser previlégio de um grupo evidenciando que a criatividade é um patrimônio de todos. Dentre as tendências figurativas mais marcantes dessa fase são o Neo-expressionismo, o Hiper-realismo e o Pós-mordenismo enquanto que a abstração continua a florescer.
Atualmente  elenco de pintores norteamericanos é “incontavel” pela grande amplitude, porém expondo suas obras se tem em destaque s que existem muitos outros: Barkley Hendricks, Rodney McMillian, Chuck Close, Richard Whitney, Glennray Tutor, David Brega, Joanne Tod, Christopher Cran, Alex Colville, Elenor Bond, Mary Scott, Robert Boyer, Gathie Galk, Gerald Falk, Alex Javier Edward Hopper .


Edward Hopper - Night rooms (1928)


As senhoritas de Avignon. Pablo Ruiz Picasso. Museu de Arte Moderna, Nova York.



Edward Hopper


Chuck Close – Arte mais real que a realidade
Entre 1989 e 1999, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque organizou uma retrospectiva do seu trabalho.




Bibliografia:







Um comentário:

  1. Matheus, seu texto ficou interessante com a associação de imagens, mas ainda muito preso ao material pesquisado. Reveja a grafia de EUROPEIA, CONTEMPORÂNEA e INCONTÁVEL. Reestruture: FORAM EMPREGADOS RECURSOS// QUE HAVAIAM RESULTADO EM//.

    ResponderExcluir