quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pintura - Oceania

Por: Raul Gonçalves de Moura     N°: 30




AUSTRÁLIA


Há mais de 40 mil anos, as mais variadas formas de artes são praticadas na Austrália, principalmente pelo povo Aborígene, que contavam suas histórias de geração para geração através de pinturas em pedras. Antropólogos acreditam que ainda existam pinturas muito mais antigas, que hoje se encontram debaixo da terra por causa da ação do tempo ao longo dos anos. As pinturas retratam uma gama de motivos, desde lendas, como a da Serpente do Arco-íris, ou até mesmo borrifos de tinta sobre as mãos de pessoas falecidas para perpetuar seus espíritos. Encontram-se também pinturas que ensinam onde encontrar comida, como foi o clima no passado, e muitas outras coisas interessantes. Os Aborígenes até hoje ensinam aos filhos pequenos essas histórias e lendas até a idade adulta, quando ficam encarregados em passar essas histórias e cultura adiante. Existem muitos locais na Austrália onde se podem ver essas pinturas ao vivo, sendo que algumas delas estão em reservas controladas pelos Aborígenes, e só podem ser vistos com permissão. Pinturas em pedras como do Carnarvon National Park em Queensland, são abertas a visitação pública e grátis Acredita-se que as artes visuais australianas são tenham começado com pinturas em cavernas e em cascas de árvores de seus povos indígenas. As tradições dos indígenas australianos são amplamente transmitidas oralmente e está vinculados a cerimônia e a contar histórias do Tempo do Sonho. Desde a época da colonização europeia, um dos principais temas da arte australiana tem sido o cenário natural, por exemplo, as obras de Albert Namatjira, Arthur Streeton e outros associados com a Escola de Heidelberg e Arthur Boyd. 



Albert Namatjira - 28 /07/1902 - 08/08/1959: É talvez o mais conhecido pintor aborígene da Austrália, com seu trabalho formando um dos fundamentos da arte contemporânea indígena australiana.







Arthur Streeton- 08 /04/ 1867 - 01/12/ 1943: foi um pintor de paisagens. Ele começou a estudar na National Gallery Escolas em 1882. Streeton foi influenciado pelo francês Impressionismo e as obras de Turner. Durante este tempo ele começou sua associação com outros artistas Frederick McCubbin e Tom Roberts - em Melbourne, incluindo a Box Hill e Heidelberg. Em 1885 Streeton apresentou sua primeira exposição na Academia de Arte vitoriana. Ele encontrou emprego como aprendiz de litógrafo sob Charles Troedel.



Arthur Merric Bloomfield Boyd -24/07/ 1920 – 24/04/1999: foi um proeminente membro da dinastia artística Boyd na Austrália, com muitos parentes serem pintores, escultores, arquitetos e outros profissionais das artes. Boyd é mais conhecido por seu complexo e por vezes experimental pintura impressionista e de figuras, paisagens pastorais. Ele era um membro da antipodeans, um grupo de pintores de Melbourne, que também incluiu Clifton Pugh, David Boyd, John Brack, Robert Dickerson, John Perceval e Charles Blackman.































Nova Zelândia:


A Arte Maori é o ponto forte, na Nova Zelândia, e bons escultores eram no passado reverenciado como deuses nas aldeias. Diversos ornamentos em madeira, osso, pedra e palha, às vezes são combinados com o azul brilhante da Paua shell, uma concha que depois de polida,  mostra cores vivas e espetaculares. 






Os Maoris também têm o hábito de usar pendentes, cada qual com simbolismo diferente. Os pendentes são feitos de osso ou Greenstone (quartzo verde) e em joalherias encontra-se peças mais caras esculpidas em Jade. “Dentre os mais usados podemos destacar o em forma de” 8" chamado Pikorua, que na cultura Maori traz amizades e crescimento. 






O Hei Matau, que é em formato de "anzol", representa uma jornada segura sobre a terra ou água.





O Peko em forma de "espiral", traz crescimento e reinício.





O Hei Tiki é um amuleto com forma humana distorcida que representa a terra, o vento e o fogo.







O Koropepe Manaia, em formato de "espiral com 2 olhos", representando uma espécie de guardião de nova vida.




Esculturas em madeira é a especialidade Maori, e encontram-se milhares de tipos e tamanhos diferentes em lojas de souvenir. Artesanatos com pele e lã de ovelha também são facilmente encontrados. Pinturas Maoris são em geral com motivos decorativos abstratos e outras têm influência de artistas de origem européia.








FONTES:



Um comentário:

  1. Raul, achei muito interessantes as novidades trazidas por seu texto, mesmo estando ele ainada trelado ao material pesquisado.

    ResponderExcluir