quinta-feira, 7 de abril de 2011

Moda - Américas

Por: Mayara Serrano dos Santos Moura   N°: 27

Moda
(Continente Americano)
Brasil

De 1802 a 1850 as roupas e sapatos eram feitas com peles de animais e com sensuais xales, sendo influenciado por países europeus, principalmente pela Inglaterra. Em 1851 as coisas começam a mudar principalmente na transição do Império para a República, na qual a França passa a ser a grande influenciadora na moda brasileira, com navios trazendo tecidos, figurinos e revistas francesas, fazendo com que a moda européia, fosse adaptada ao Brasil. Em 1870, Bartolomeu Thimonnier inventou a máquina de costura, após a invenção, surge uma forma de colorir tecidos, as tinturas artificiais. Após a Primeira Guerra Mundial, os vestuários são completamente mudados, mesmo sendo ditada pela França, surgem às primeiras confecções brasileiras, com a guerra, houve uma carência de tecidos, fazendo com que a indústria têxtil crescesse no Brasil, substituindo os tecidos importados. As roupas ficam muito mais práticas com saias mais curtas e surgimento de uma maior vestimenta masculina, isso acontece devido à mulher fazer parte do mercado de trabalho.
Como se vestiam as mulheres que aqui viveram?


O que mais chamava atenção no século XIX eram os vestidos de corte império, com a cintura logo abaixo dos seios, inspirados nas túnicas greco-romanas. Esses modelos não tinham amarrações nem espartilhos e apresentavam as mangas quase sempre curtas e levemente bufantes.



Vestidos da moda e jóias, os trajes apresentavam mais requinte.



Roupas eram as que menos se enquadravam no padrão estético vigente. Tinha várias jóias e peles feitas na França e na Rússia, além de vestidos glamorosos com saias amplas e corseletes apertados.

CARLOTA JOAQUINA


Superioridade da nobreza sobre as demais classes sociais. A presença de muitas jóias e acessórios é marcante no visual, vestidos de corte império, modelos de saias rodadas.


Estados Unidos

Estados Unidos e a sua grande invenção: Jeans
Começou no século XIX nos Estados Unidos com os imigrantes Levi Strauss e Jacob David, um da Alemanha e os outros da Letônia decidiram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas, foi assim que nasceram as primeiras calças jeans, eram usadas pelos mineradores americanos, sendo as calças de cor marrom. A idéia da cor brim azul, foi de Strauss, passou a vender a calça sob a marca Levi’s. Para as calças de brim azul o nome “jeans” passou ser utilizado, sendo que já dava os primeiros passos para virar uniforme da juventude. O termo é uma deformação de palavras do francês Gênes e proveniente de Nîmes, sendo usado como origem do termo Denim. Em 1950, o jeans era usado pela juventude rebelde americana, influenciando o mundo. Mesmo depois de vários anos da invenção, o jeans é a roupa mais usada em todo o mundo, sempre trazendo inovações nas roupas.

Fonte:










Um comentário:

  1. Mayara, veja bem, seu textio ficou ainda muito preso ao material consultado. Reveja a garafia de EUROPEIA, CARÊNCIA e IDEIA. Reestruture: ERAM FEITAS// SURGEM AS PRIMEIRAS//.

    ResponderExcluir