quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pintura - África

Por: Nayara Castro     N°: 29


Pinturas do continente Africano

A arte africana tem uma riqueza de povos com uma grande espiritualidade, crenças, filosofia e mitos; ao contrário,de feios ,sem cultura, um preconceito que carrega consigo como uma forma negativa do subdesenvolvimento e da pobreza.A diversificação dessa arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa.
A partir do século XIX, as obras africanas , não tiveram interesses para os colecionador europeus apenas dando importância ao conteúdo estético, mas importantes artistas, em meados do século XX,particularmente cubistas e expressionistas se inspiraram naquela denominada arte tribal, especialmente nas máscaras, ajudaram a criar um maior interesse por esta arte antes desconhecida.Numa situação em que a vanguarda quebrou as restrições estabelecidas por servir ao mundo das aparências.
A pintura africana demonstrou o poder das formas extremamente bem organizada , principalmente, da imaginação , da emoção e a experiência mística e religiosa.Estes artistas viram na arte africana como um poder expressivo fenomenal.O estado da arte visual foi mudada.
Artistas do século XX admiram à importância da abstração e do naturalismo ,inspirou pintores modernos como Pablo Picasso e Henry Moore entre outros.Surgiu nitidamente a inspiração para o movimento Cubista , podemos ver a influência na obra “Les Demoisells D‘avignor’’ , de Pablo Picasso.Primeiro pelos representantes da vanguarda e depois por museus e público em geral, mas foi depois da independência de que surgem na África a maioria dos artistas mais conhecidos atualmente .
As pinturas não se revela apenas em quadros , se ver uma variedade e técnicas diferentes uma delas é a pintura corporal com significados particulares a cada evento é utilizado tradicionalmente em muitas sociedades para demonstrar o status social de uma pessoa , a outra, é conhecida “Batiquê ou Batik” é uma pintura feita à mão sobre algodão nas terras do leste da África .Os artistas africanos tendem a favorecer obras tridimensionais sobre as obras bidimensionais , essas são entre as várias maneiras e características da pintura.
Assim podem ver uma cultura que faz representar o qualidades e características de um indivíduo que está sendo retratado .O continente está cheio de pessoas , sociedades e civilizações , cada um com uma cultura visual única e especial.

“Les demoiselles d’Avignon” (As senhoritas de Avinhão) é um dos mais famosos quadros do pintor espanhol Pablo Picasso. Pintado em 1907, óleo sobre tela. É um quadro pré-cubista, que evidência o impacto da arte africana.

Charlotte Derain

Gerry Baptist

Um comentário:

  1. Nayara, as imagens estão extremamente ricas, mas o texto ficou ainda muito preso ao material pesquisado Reescreva: PARA OS COLECIONADORES EUROPEUS// A IMPORTÂNCIA DA ABSTRAÇÃO// NÃO SE REVELAM//.

    ResponderExcluir