Por: Taís Lima Nº: 34
Literatura - América do Sul e América Central
Podemos destacar a literatura em alguns países, na América do Sul, por exemplo, o Brasil:
No século XIX houve movimentos literários de grande importância, entre eles:
· Romantismo
· Indianismo
· Prosa Romântica
· Realismo
· Naturalismo
· Parnasianismo
· Simbolismo
· Pré-Modernismo
E no Século XIX:
· Modernismo
O romantismo teve início com a chegada da Família Real portuguesa e a independência do Brasil. As principais características desse movimento foram:
· Individualismo
· Nacionalismo
· Retomada dos fatos históricos importantes
· Idealização da mulher
· Espírito criativo e sonhador
· Valorização da liberdade
· Uso de metáforas.
Entre as obras desse período podemos citar:
· O guarani (José de Alencar)
· Suspiros poéticos e Saudades (Gonçalves de Magalhães)
· Espumas Flutuantes (Castro Alves)
· Primeiros Cantos (Gonçalves Dias)
Outros escritores e poetas importantes: Casimiro de Abreu, Álveres de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.
Logo depois veio o Realismo-Naturalismo na segunda metade do século XIX quando a literatura romântica entrou em declino. Começou a falar-se de realidade social e dos problemas e conflitos do ser humano.
Suas principais características foram:
· Objetivismo
· Linguagem popular
· Trama psicológica
· Valorização de personagens inspirados na realidade
· Uso de cenas cotidianas
· Crítica social
· Visão irônica da realidade.
Seu principal representante foi Machado de Assis com as obras: Memórias
Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista.
Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista.
No final do século XIX e início do século XX começa o Parnasianismo que busca temas clássicos, valorizando a formalidade e a poesia descritiva. Os autores desse período usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Os principais autores são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho, que diziam que faziam arte pela arte.
Também no final do século XIX surge o Simbolismo onde os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, em seus poemas eram repletos de misticismo e religiosidade além de valorizar os mistérios da morte e dos sonhos. Seus principais representantes foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
De 1902 até 1922 surge o Pré-Modernismo marcado pela transição, regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Seus principais autores são: Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto e Augusto dos Anjos.
O Neo-Realismo em 1930 a 1945 caracteriza a fase da leitura brasileira em que os escritores retomam críticas e problemas socias do Brasil. Podemos destacar as obras:
· Vindas Secas (Graciliano Ramos)
· Fogo Morto (José Lins de Rego)
· O Quinze (Raquel de Queiróz)
· O País do Carnaval (Jorge Amado)
Seus principais autores são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.
E na Argentina em meados do século XIX o fundador da literatura argentina foi Esteban Echeverría, escritor e político liberal, de tendência romântica. Em 1872, José Hernandez publica seu poema “O gaúcho Martín Fierro” que foi comparado ao “Dom Quixote”. No século XX a literatura se faz cosmopolita. Nos anos vinte surge a vanguarda. Destacam- se entre seus autores Joaquín Giannuzzi, Leónidas Lamborghini e Alejandra Pizarnik.
Na América Central destaca-se Cuba onde a literatura inicia-se com a conquista e colonização espanhola. No século XX estende-se o neoclassicismo com a intenção de mostrar diferenças em relação à Europa.
O primeiro grande poeta cubano foi José María Heredia- romântico- que também foi ensaísta e dramaturgo. No ano de 1826 criou “O Íris”- jornal crítico literário- Juno com os italianos Claudio Linati e Florentino Galli.
Julián do Casal e José Martí destacam-se como os primeiros modernos grandes escritores da época. Depois da chegada das Vanguardas desmvolveu-se uma poesia que antecipou as agitações sociais e humanas. Na década de 1990 surge uma corrente que rompe com o colonialismo da geração e explora formas esrófiacas tradicionais e o verso livre.
Fonte:
Obs: a palavra esrófiacas na penúltima linha é na verdade estróficas.
ResponderExcluirTaís :D
Taís, você notou a cifragem da linguagem no início das citações? Olha, sua pesquisa ficou boa, mas muitísimo presa ao material consultado.
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