sexta-feira, 8 de abril de 2011

Teatro - África

Por: Marcos Antonio Alves Carvalho     N°: 23
Teatro
O teatro vem do grego que significa théatron, mais segundo a enciclopédia britannica o teatro deriva do grego theaomai (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber, contemplar
O teatro através de atores e dramaturgos tem um papel de encena uma determina historia em um lugar público, onde pessoas possam ver as historias que os autores mostram com o sentido de tentar trazer a todos que assistem o verdadeiro sentido da peça despertando o sentimento de cada pessoa que está presente.
Tem peças que abre um sentimento de amor, paz, alegria, tem peças que não tem um final muito alegre mais o teatro é muito bom para todos os povos e culturas.
Pode se dizer que as primeiras sociedades primitivas já tinham esse tipo de pratica, pois eles acreditava na imitação de danças, e vários fatos necessários à sobrevivência como ( fertilidade da terra, casa, sucesso nas batalhas etc.) e também os maus espíritos eles faziam um tipo de exorcização. Podia se dizer que antes o teatro era ritualista mais hoje ela abrange um meio mais para educação.
Á África adquiriu dois tipos de tradição a africana que foi feita pela sua própria cultura que eles adquiriram no passar dos tempos e foram transformando elas e a européia que foi introduzida na cultura desse povo.
O teatro deu inicio no Brasil mais como um motivo para propagar a fé religiosa. Teve poucos atores no inicio, mais teve um que se Destacou que foi o padre José de Anchieta com poucas autorias. Ele quis mostra uma visão para que integrassem os indígenas, juntassem aos portugueses e espanhóis. Um exemplo de uma obra dele foi o Auto de São Lourenço, que foi feita na versão tupi-guarani,português e espanhol.
Vinha muitas companhias estrangeiras para o Brasil, com suas varias encenações, pois o teatro de fora tinha um gosto a encenações trágicas a óperas com um gosto meio da burguesia, no Brasil não tinha uma influência maior, uma influência moderana que tinha muito na Europa que já predominava no século
Através dos autores Oswald de AndradeJosé Celso Martinez Corrêa. Nélson Rodrigues, nasce o teatro moderno Brasileiro, em vários pontos na dramaturgia e também na encenação.
O teatro é complexo ele nos da muita alegria, nos diverte traz moral de vida, muitas pessoas mudam sua vida com o teatro e além de tudo nos ensina a viver mais e quando parecia tudo ir muito bem com o teatro, a ditadura meio que acabou com isso impondo uma censura nos autores e encenadores da peça em que acabou levando o um processo de inicio, e o teatro só começou se restabelecer no fim do regime militar na década de 80, tentou se manter e teve estímulos a uma nova dramaturgia.
Hoje não tem nada que impede do teatro se abranger, pois no Brasil somos um país com uma democracia muito grande.
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro

Um comentário:

  1. Marcos, sua pesquisa ficou boa, apesar de ainda presa ao material consultado. Reveja a grafia de HISTÓRIA, PRÁTICA e EUROPEIA.Substitua a palavra TEATRO por sinônimos ou hiperônimos, pois ela foi muito repetida.Reescreva: MAS SEGUNDO A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA,// DE ENCENAR UMA DETERMINADA// HÁ PEÇAS QUE ABREM// QUE NÃO TÊM// ELES ACREDITAVAM// MAS HOJE ELE ABRANGE// ELE QUIS MOSTRAR// VINHAM MUITAS COMPANHIAS//.

    ResponderExcluir