quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cinema e Televisão - Europa

Por: Yago Santos da Silva      N°: 39

História do cinema.


Desde primórdios da humanidade a necessidade de registrar movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes. No século XV, Leonardo da Vinci  realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura. A partir daí muitos estudos foram feitos para a óptica.
Já na primeira metade do século XIX foi criada a fotografia, por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando daí o surgimento do cinema. O cimena por sua vez, foi inventado na segunda metade do século, com um aparelho chamado Cinematógrafo, um aperfeiçoamento do cinetoscópio inventado por Tomas Edson, pelos irmãos Louis e Auguste Lumière que são considerados os inventores do cinema. Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. O primeiro se intitulava “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière), e possuia 45 segundos de duração, fez também, “L'Arrivée d'un train à La Ciotat”. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison projeta seu primeiro filme, “Vitascope”.




Em dezembro de 1895 fizeram a primeira amostra paga de filmes no subterrâneo do Grand Café, em Paris.
A projeção de imagens estáticas em sequência para criar a ilusão de movimento deve ser de no mínimo 16 FPS (quadros por segundo), para que o cérebro humano não detecte que são, na verdade, imagens isoladas. Desde 1929, juntamente com a universalização do cinema sonoro, as projeções cinematográficas no mundo inteiro foram padronizadas em 24 FPS,  porém hoje já existe câmeras HD (High Definition) que chegam a gravar 500 FPS, proporcionando uma precisão muito alta das informações obtidas. Sem contar com a nova tecnologia de cinema 3D, em que a imagem é projetada para fora da tela.

Cinema Europeu.

Itália – O cinema na Italia foi muito popular dos anos 50 aos anos 70. Nessa época a Itália tinha uma maior força na comédia , que era hegemônica ultrapassando até mesmo filmes roliudianos. Porém foi perdendo força. Nos anos seguintes ele foi desbancado pela própria Hollywood. Nas décadas de 1980 e 1990 quase desapareceu produzindo apenas filmes sobre arte. Com isso Ettore Scola (um dos principais diretores da Itália) conseguia levar os filmes italianos para os festivais internacionais, mas não conseguia atingir mercado doméstico.
Mais recentemente, o cinema italiano começou a ter uma representatividade no cinema interno, que hoje chegam a ser campeões de bilheteria e lotar as salas italianas.
Os mais representativos diretores do cinema Italiano foram; Michelangelo Antonioni; Roberto Benigni; Dario Argento; Mario Bava; Bernardo Bertolucci; Vittorio De Sica; Paolo Taviani.



França – A França tem um papel importantíssimo no cinema mundial, pois foi lá que foi praticamente inventado o cinema com os irmãos Lumière. Atualmente o cinema francês é o mais dinâmico do continente europeu, em termos de número de filmes, público e receita adquirida nas produções.
Destaque deve ser dado às escolas vanguardista da década de 1920, ao realismo poético das décadas de 1930 e 1940, e à nouvelle vague a partir do fim da década de 1950.
Além do mais é na França que é celebrado o Festival de Cannes, desde 1946 na cidade de Cannes, chamado até 2002 de “Festival international du film”. Um dos mais respeitados festival de cinemas do mundo. Em Cannes os filmes são divididos nas seguintes categorias: Longa-metragens em competição; Longa-metragens fora de competição; Um certo olhar; Curta-metragens em competição e Cine-fundação.
Os principais diretores da frança foram: Jean-Jacques Annaud; Luc Besson; René Clair; Alain Corneau. 


Alemanha- Logo depois da segunda guerra mundial o cinema alemão conseguiu um sucesso econômico, pois não havia concorrência externa por causa da desvalorização da moeda. A UFA complexo cinematográfico conseguiu em 1920 fazer 474 filmes de longa metragem, marco histórico em que o cinema alemão nunca tinha alcançado até então. Com a estabilização da moeda  no ano seguinte, os produtores americanos interessaram-se no mercado alemão, porém o governo interveio com uma medida que os filmes estrangeiros não podiam ultrapassar em numero os nacionais.

Em 1934 uma lei criou uma censura para a sétima arte, em que o governo tinha interesse ativo.
Com o término da segunda grande guerra, e a libertação do cinema pelo “Terceiro Reich”, o cinema se voltou para temas atuais.
De 1949  a 1990 , período em que a Alemanha ficou dividida em Ocidental e Oriental, as produções eram bastante distintas na linguagem, estética e temática.
Foi só em 1998 com o Lançamento do filme  Corra Lola, corra, de Tom Tykwer, que o cinema se reergueu internacionalmente e a partir daí  começou a ganhar alguns prêmios internacionais como um Oscar no filme  Lugar na África, de Caroline Link (2002); e um Urso de Ouro com o filme Contra a Parede, de Fatih Akin (2004). 
Desde 1951 ocorre o Festival internacional do Filme de Berlim, o segundo prêmio mais importante no mundo atrás apenas de Cannes.
Dentre os diretores mais importantes estão: Wolfgang Becker; Tom Tykwer; Fritz Lang.

Televisão – Europa:
                        
Em 1963 fundou-se na Europa estação regular da BBC em Londres. Porém no continente a televisão já era usada na Rússia a partir de 1938. Na segunda grande guerra o único país que manteve suas transmissões foi a  Alemanha, a França voltou suas transmissões em 1944 e a Inglaterra, com a BBC, só em 1946 e na Rússia em 1945.
Na França a evolução das transmissões foi maior que em outros países, pois em 1950 ela tinha transmissão com definição de 819 linhas, enquanto na mesma época, a Inglaterra tina definição de 405 linhas, na Rússia 625 linhas.
Atualmente usa-se na Europa o sistema digital DVB que em HD (High Definition) chega a 1080 linhas, mesmo sistema que é possível de ser implementado no Brasil. 

Um comentário:

  1. Yago, apesar de muito preso ao conteúdo pesquisado, seu texto associado às imagens ficou muito bom.Reestruture: DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE,HÁ A NECESSIDADE//.

    ResponderExcluir