quinta-feira, 7 de abril de 2011

Escultura - Ásia

Por: Alexandre Everson Dias dos Santos     N°: 02

ESCULTURA ASIÁTICA

A escultura asiática sofreu grande influencia do budismo. Mas muitos belos exemplares de escultura tipicamente anterior ao budismo se sobre saem a figuras de animais em dimensões monumentais dotados da dinastia Han – cavalos, búfalos e leões em granito que remeteram ate hoje do passado ate o futuro. A dinastia Han foi uma dinastia chinesa, que foi governada pela família conhecida como o clã Liu, teve duração de quatrocentos anos, durante a dinastia Han houve grandes progressos dentro da escultura quanto do artesanato. A evolução da escultura asiática pode ser estudada a partir da iconografia budista.  O material mais usado pelos escultores do período Tang e a pedra de mármore que era trabalhada em alto relevo ou cortada na própria rocha das cavernas. Ocasionalmente as estatuas de Budas alcançam alturas descomunais. Uma das esculturas mais comuns são os nichos abertos nas pedras, que contem cinco figuras – o Buda ao centro, ladeado por um Bodhisattva e seus seguidores – e os monstros – guardiões postados à entrada dos templos que já mostravam uma transição, desde passivo e conformado.
O traço marcante e característico da escultura asiática e o seu naturalismo, observável tanto em figuras monumentais, como os cavalos de pedra do tumulo do imperador Tai-Tsung cujos movimentos são reproduzidos com grande poder de observação, quanto às figurinhas em bronze, terracota ou cerâmica retratavam personagens da vida cotidiana.
O declínio budista vai encerrar o capitulo mais importante da escultura asiática. Na verdade após o período Tang a historia da escultura asiática não fico de modo brilhante, embora casos isolados de obras extraordinárias tenham surgido, bem como continuassem atuando em grandes escalas regionais. Contudo as melhores esculturas asiáticas vieram após o período Tang que são as numerosas esculturas de madeira, a maioria oriunda da província de Shansi.

Fontes:

Um comentário:

  1. Alexandre, seu texto está ainda muito parecido com o material consultado. Reveja a grafia de INFLUÊNCIA, ATÉ, ESTÁTUAS, TÚMULO e HISTÓRIA. Reestruture: TIPICAMENTE ANTERIORES AO// SE SOBRESSAEM// DINASTIA CHINESA GOVERNADA// É A PEDRA DE MÁRMORE// NÃO FICOU DE MODO// CONTUDO, AS MELHORES//.

    ResponderExcluir