sexta-feira, 8 de abril de 2011

Literatura - África


Por: Bruna de Cássia C. Fernandes    N°: 05



LITERATURA NA ÁFRICA

          A literatura africana é bastante diversificada, pelo fato de existir uma enorme variedade de línguas sem falar da cultura, costumes e credos.
          Ela surgiu no norte da África no séc.XVI, e se divide em duas fases: a literatura colonial e a literatura africana. A primeira engrandece o homem europeu como herói mítico desbravador das terras inóspitas e que trás consigo uma cultura superior. A segunda é totalmente o contrário, pois nela o mundo africano passa a ser visto com outros olhos, onde o negro é privilegiado e tratado com mais respeito, nas linguagens dos textos, mas as personagens européias continuam existindo. Não podemos falar da literatura africana sem citar a Negritude que foi um movimento literário iniciado em 1935, nas colônias francesas da África e Caribe que criticavam a apropriação, dos valores e costumes ocidentais e exaltavam as tradições negras. Tenho que destacar que a literatura escrita sempre esteve aquém da literatura oral na qual se destaca os contos populares, os mitos, e frutos da imaginação.
          Dentre vários escritores da literatura africana, podemos destacar: Thomas Mofolo, Salomom T. Plaatje, Mia Couto, Paulina Chiziane, Ondjaki, Castro Alves, Pepetela, Nadine Gordiner e J.M.Coetzee.
          A poesia sempre teve um papel de suma importância na literatura, desde os primórdios foi usada para denunciar os maus tratos, fome, miséria e desigualdade. Mário Pinto de Andrade, Ondjaki e Castro Alves, são alguns dos muitos representantes. Castro Alves escreveu diversas poesias de temas africanos, que ficaram conhecidos mundialmente como: Vozes D’África, Navio Negreiro, Saudação a Palmares, Sangue de Africano, Os Escravos.



Fonte:

Um comentário:

  1. Bruna, seu texto foi quase uma cópia dos sites pesquisados. Reveja a grafia de EUROPEIAS. Reestruture: A APROPRIAÇÃO DOS VALORES// NA QUAL SE DESTACAM OS CONTOS,//.

    ResponderExcluir