terça-feira, 5 de abril de 2011

Pintura - Ásia

Por: Felipe Cardoso    N°: 10 

Pintura - Continente Asiático.

          A pintura faz parte da vida do ser humano desde a pré-história com as pinturas rupestres, mas teve seu ápice no renascimento e esta presente ate os dias atuais. Representa uma forma de expressão de vários povos e culturas, e é uma das sete belas artes.
         O continente asiático é o maior continente terrestre, com quase 30% das terras emersas, e não deixaria de ser também o continente mais populoso, com mais de 60% da população mundial. É banhado pelos oceanos Indico, Pacifico e Ártico.
         Dentre os vários países asiáticos destacamos por suas maiores importâncias alguns como a Rússia, que em seu acervo de artes, serviu de inspiração para vários compositores, escritores e principalmente pintores. A pintura russa teve um grande destaque em meados do século XIX e XX, com o surgimento das vanguardas, matéria ao qual a professora Eliana nos instruiu. É ai que surgem pintores como Kandinsky (1866-1944) e Malevich (1878-1935).
         Kandisky foi um pintor russo, embora assumisse nacionalidade francesa. Desenvolveu o abstracionismo, pintou quadros como: Grungasse in Murnau, feita com tintas a base de água e, com características do abstracionismo.


Grungasse in Murnau

          Malevich foi um pintor russo que pegou grande afeição com as paisagens do campo, pois trabalhava no ramo da agricultura dês de jovem. Em meados dos anos 90 é admitido na Academia de Kiev. Conheceu e teve contato com obras do impressionismo, cubismo e fovismo. Teve influencia dos pintores vanguardistas como: Mikhail Larionov e Natalia Goncharova. Levou o abstracionismo geométrico as forma mais simples, juntamente com Kandinsky. Desenvolveu o suprematismo na pintura russa, uma de suas mais importantes obras foi o Quadro Preto sobre Fundo Branco, que demonstra uma enorme simplicidade geométrica.


Temos também o Japão, que cunhou grande parte da pintura asiática e do mundo, pois passaram a absorver as habilidades de observar, imitar e absorver elementos de culturas de outros países que davam uma maior riqueza aos seus trabalhos. Tem como principal meio de ferramenta o pincel, seja para trabalhos profissionais ou passatempos, e utilizavam como quadros a madeira e a cerâmica. Influenciaram as pinturas ocidentais dos séculos XIX e XX.
         Dentre os vários períodos da arte japonesa, destacamos o período EDO, século XIX. Esse período marca o controle do governo sobre o pais, promovendo a paz em grande parte.
         Um dos principais pintores desse período foi HOKUSA (1760-1849), que gravava em suas telas o brilhantismo das paisagens e todos os tipos de cena. Destaca-se em seu acervo a pintura A Onda, que integra as trinta e seis vistas do monte Fuji. Retrata uma onda que 
ameaça um bote pesqueiro, onde o monte Fuji esta ao fundo.


Inclui-se ainda a China, que em seu acervo de pinturas se mostra bela e rica, pois tinham como características o uso marcante de traços e cores vivas em varias camadas, dando assim, um maior realce a pintura.
         O papel que os pintores utilizavam era o papel xuan, que era feito a partir do bambu. A pintura chinesa foi desencadeada por varias dinastias como: pintura da dinastia Yuan (1271-1368), pintura da dinastia Ming (1368-1644), pintura da dinastia Qing (1644-1911), entre outras. Um pintor bastante conhecido da dinastia Qing foi Mei Leng, que gostava de pintar figuras humanas e naturais. Seus quadros tinham características de pinturas feitas à base de água, um quadro bastante famoso é o Números. Que descreve pessoas basicamente em uma sala de aula. 
Números.


         No Nepal, temos a arte chamada Mandala, que é similar a arte budista, e é desenvolvida ate hoje no pais. Criavam essas pinturas acreditando que ao contemplarem, olharem e rezarem, lhes traria benefícios espirituais.
         Na composição das mandalas, é basicamente utilizado o giz, a areia e as tintas. Ao pintarem as mandalas, utilizão-nas também como forma de meditação. Após o trabalho feito, destroem, pois acreditam na transição natural de todas as coisas.
         Mandala significa circulo, que simboliza a interação do homem com o cosmo. É bem interessante olhar uma mandala, pois nos remete a idéia do infinito. Contemple a imagem abaixo.


Em suma, a pintura asiática se destaca por suas diversidades e pelo surgimento de varias vanguardas. Não é atoa que é considerada uma das sete belas artes, pois é de uma vasta importância não só para quem as contempla, mas também para a história de um povo. “A pintura não é a representação de uma coisa bela, mas a bela representação de uma coisa”.

Bibliografia:
  • LICHTENSTEIN, Jacqueline; A pintura - textos essenciais; São Paulo: Editora 34, 14 volumes; 2004;

Um comentário:

  1. Felipe, seu texto ficou bom, apesar de ainda reproduzir literalmente algumas ideias do conteúdo pesquisado. Reveja a garafia de ESTÁ, ATÉ, VÁRIAS, PAÍS e IDEIA. Retire o trecho que começa em MATÉRIA e vai até INSTRUIU. Reescreva: GRANDE AFEIÇÃO PELAS// SIMILAR À ARTE BUDISTA// NOS REMETE À IDEIA// NÃO EÉ À TOA// , POIS É DE UMA VASTA//.

    ResponderExcluir