quinta-feira, 7 de abril de 2011

Teatro - Ásia

Por: Linderval Júnior      N°: 17

O teatro oriental desde o século XIX

O teatro oriental do século IXI até os dias de hoje é muito parecido com o teatro pós-renascentista ocidental, mas tem algumas características que o distinguem, e a principal é que ele mistura literatura, dança, música, espetáculo e os atores dão ênfase à expressão, à agilidade corporal e à voz. 
Além disso, a maquiagem é muito importante, e tão expressiva que quase se torna uma arte a parte do teatro. Eles transformavam ações comuns do dia a dia em danças e gestos simbólicos.
As apresentações costumam ser longas, e durante elas, o público se movimentava, comia, conversava e só se mostravam atentos às partes de maior agrado e eles acham extremamente estranhos o modo como funciona o teatro ocidental e seu público o assiste.
O teatro oriental só passou a ser conhecido no ocidente a partir do final do século XIX, e exerceu uma grande influência sobre as concepções de interpretação, criação de roteiros e encenação de alguns simbolistas.
O teatro chinês, a partir do século XIX, passou a ser dominado pela Ópera de Pequim. Nela se dá importância primordial à interpretação, ao canto, à dança e às acrobacias, mais que ao texto literário.
O teatro indiano baseava-se em histórias tiradas da épica hindu, e o palco apresentava decoração trabalhosa, mas não se usavam técnicas de representação. 
Os movimentos de cada parte do corpo, a recitação e a canção eram rigidamente codificados. As marionetes e o teatro dançado, também foram grandemente apreciados em vários momentos da história da Índia.
O teatro japonês pode ser destacado em um estilo mais conhecidos, o nô. O estilo nô, é o teatro mais clássico do Japão, ele é estilizado, e faz uma junção harmonia de dança, música e teatro. 
Outros estilos dramáticos são o bugaku, um sofisticado teatro dançado, e um teatro de bonecos ou marionetes, chamado bunraku.
O teatro tailandês apresenta-se à base de danças e exibe cinco estilos: O Khon é o mais conhecido, com espetáculos maravilhosos utilizando belas máscaras; 
O Lakhon, a clássica dança tailandesa, executa histórias populares de diversos temas representados por homens e mulheres; O Likay constitui uma mistura de folclore e a clássica música tailandesa, encenando histórias e lendas populares com um elenco de cantores, músicos, bailarinos e malabaristas;
O Nang Talung é o teatro de sombras. As marionetes são fabricadas com pele de búfalo e contam histórias clássicas e populares; O Lakhon Lek ou Huan Lung também é de marionetes, porém grande e feita de papel koi e bambu.
Alguns dos mais importantes autores teatrais foram: Yashiro; Seiichi; Kinoshita; Junji; Tchekhov.
Algumas das peças mais marcantes foram: Vanished at dawn; The red tunic; Funa benkei; O cerejal; O urso; Ubu Rei.


Fontes: 




Um comentário:

  1. Linderval, pena que seu texto ficou tão preso ao material consultado! Reescreva: DO SÉCULO XIX ATÉ OS DIAS// QUE O DISTINGUE.

    ResponderExcluir