sexta-feira, 8 de abril de 2011

Teatro - Europa

Por: Taiane Lima     N° 33

Teatro Europeu


O teatro é uma das artes mais antigas, que surgiu com a necessidade de comunicação entre as pessoas. É uma forma artística que utiliza a fala, dança, gestos, música e espetáculo junto com as artes visuais.
Nenhum outro país subvenciona seus teatros, casas de ópera e orquestras clássicas quanto à Alemanha. O país conta com cerca de 700 teatros municipais, estaduais e independentes. Na Alemanha, não existem centros teatrais, mas as peças são encenadas em toda parte, principalmente em Passau e Berlim. Ultimamente os palcos do país estão sendo afetados devido a uma crise financeira.
O teatro Dinamarquês possui uma grande riqueza nas artes dramáticas, é bastante diversificado e realiza cerca de 600 apresentações anuais de teatro, opera e balé. Os grandes teatros estão localizados em Copenhague e nas províncias de Aarhus, Aalborg e Odense.
O teatro italiano experimentou grandes evoluções cênicas, muitas das quais são utilizadas atualmente. Um grande escritor de drama na Itália foi Goldoni, porém foi Pirandello que marcou um grande avanço no teatro italiano. Na segunda metade do século XIX, o Drama Burguês tornou-se cada vez mais proeminente, utilizando temas como a família, o adultério, relações sociais e falta de comunicação.
O teatro é um palco privilegiado para apresentações que veiculem uma reflexão sobre a contemporaneidade e sobre os fundamentos da cultura européia.


Fonte:

Um comentário:

  1. Taiane, seu texto está bom, apesar de ainda preso à pesquisa. Não vi espaço para correções.

    ResponderExcluir